Este blog tem como objetivo, evangelizar e ajudar catequistas e educadores, com diversas atividades para crianças e adolescentes. Espero que gostem! Deus abençõe a todos! Beijos

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Divino Pai Eterno


A devoção ao Divino Pai Eterno teve início por volta de 1840, com o casal de agricultores Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira, que vieram se estabelecer nas proximidades do Córrego do Barro Preto, distante aproximadamente vinte e dois quilômetros do município de Campininhas da Flores.

Constantino, um homem muito religioso e neste ponto apoiado pela esposa, começou a trabalhar na terra para plantação. Certo dia enquanto lidavam no campo, a enxada tocou em algo rígido que não era pedra. Ao conferir notaram ser um medalhão belíssimo de barro, com tamanho em torno de meio palmo de circunferência onde estava representada a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Eles beijaram o medalhão sagrado e levaram-no para casa. Constantino e seus familiares começaram a rezar diante do medalhão encontrado, a notícia se espalhou e aos poucos outros moradores locais passaram a rezar junto à Santíssima Trindade.

O número de devotos foi crescendo e a casa de Constantino já não comportava tanta gente. Em 1843 foi criada uma capela de folhas de buriti, mas a multidão que lá ia para pedir ou agradecer os milagres aumentou admiravelmente.
Com necessidade de construir uma nova capela, Constantino encomenda ao artista plástico Veiga Valle, que morava na cidade de Pirenópolis - GO, que retocasse o medalhão, mas este fez uma réplica em madeira. Constantino não tinha dinheiro suficiente para pagar por aquele trabalho, então deu o dinheiro que possuía e seu cavalo como pagamento. Como não tinha outro meio para regressar à Vila do Barro Preto, retornou caminhando num trajeto de mais de 100 km. A imagem feita pelo famoso artista pode ser vista hoje onde é situado o Santuário Velho. A confecção da imagem à partir do medalhão não alterou a fé dos devotos e nem diminuíram os milagres e graças por eles recebidas.

Assista a Novena do Divino Pai Eterno com o Pe. Robson pela Rede Vida:
Segunda a sexta: 10:00, 17:00 e 20:00
Sábado: 12:00, 21:00
Domingo: 9:00

2 comentários:

  1. Olá Isabela, Paz & Bem...
    Achei exelente seu blog... Lindo mesmo... Parabéns, já me tornei seu seguidor e vou divulgá-lo em meu blog...
    Visite-me:
    http://catequistaroberto.blogspot.com

    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  2. Olá Isabela, parabéns pelo blog e pela criatividade. Deus te abençoe! Estamos te seguindo. Visite nosso blog também: http://wwwcatequese-ivani.blogspot.com

    ResponderExcluir